Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 -
Agronegócio

Barra Direto com Olhar Direto

03/02/2017 17:29:00

Mato Grosso atinge 57 sc/ha de soja, mas chuva pode atrapalhar a produtividade

De acordo com o Imea, boa parte de MT tem registrado grandes chuvas, impossibilitando a entrada das máquinas nas lavouras

Reprodução

A produtividade da soja em Mato Grosso está em média a 57 sacas por hectare, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin. Contudo, a expectativa é que o volume caia para 54 sacas por hectare até o final da colheita, uma vez que o clima deverá ditar o andamento do desenvolvimento da cultura e os trabalhos de colheita.

Até a semana passada, Mato Grosso havia colhido 16,25% da área total destinada a soja. Endrigo Dalcin comenta ao Agro Olhar que era esperado encerrar janeiro com 25% da área colhida.

“O Médio-Norte preocupa quanto à questão da chuva. Já há relatos de soja ardida (excesso de umidade). Se a chuva der uma trégua o produtor consegue avançar nos trabalhos”. 

O presidente da Aprosoja Mato Grosso revela que a média de produtividade está em 57 sacas por hectare hoje, porém o setor produtivo acredita que fecha em 54 sacas. “Mas, depende do clima. Lucas do Rio Verde tem registrado chuva e podemos ter queda de produtividade por lá, por exemplo”.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal da soja divulgado no dia 30 de janeiro, boa parte do Estado tem registrado grandes volumes de chuvas, o que impossibilitou por alguns dias a entrada das máquinas nas lavouras. 

O Instituto confirma que as chuvas estão refletindo na umidade dos grãos recém-colhidos e " até agora registram níveis acima dos anos anteriores".

A previsão para a primeira semana de fevereiro, destaca o Imea, é que "as previsões meteorológicas apontam uma redução nos volumes pluviométricos e que, se confirmada, pode colaborar para a guinada na colheita da nova safra".

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.