Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 -
Saúde

Barra Direto com Yahoo Notícias

06/03/2017 09:18:00

Gritar palavrões ajuda a aliviar dores, aponta estudo

Crosa/ Flickr

Você está andando descalço pela cozinha, pensando na vida, quando acerta o dedinho naquela quina que nunca deveria ter . A dor é … bem, não há palavras para descrever o quão ruim é essa dor. Sua reação involuntária é gritar um palavrão alto. A boa notícia: Segundo uma pesquisa, esse berro pode realmente aliviar a dor.

Um estudo de 2009 publicado no NeuroReport demonstrou que juramento poderia ajudar as pessoas a suportar a dor. Quando pediram para colocar as mãos em uma banheira de água gelada, os sujeitos poderiam manter suas mãos submersas por mais tempo quando eles repetiram uma palavrão de sua escolha em oposição a uma palavra neutra.

“Ao xingar alto, os 67 estudantes voluntários relataram menos dor e, em média, suportaram cerca de 40 segundos mais”, de acordo com Scientific American. Os pesquisadores teorizam que este efeito é porque o palavrão estimula a resposta do corpo em luta ou fuga.

“Eu suspeito que o xingamento tem um reflexo defensivo em que um animal que é subitamente ferido ou confinado grita em uma luta furiosa, acompanhada por uma vocalização irritada, para assustar e intimidar um atacante”, explicou o psicólogo Steven Pinker, da Universidade de Harvard.

Antes de começar a amaldiçoar a todos, o tempo todo, tome nota: os efeitos aliviadores de dor diminuem quanto mais você usar linguagem chula. “Xingar é uma linguagem emocional, mas se você abusar dela, ela perde seu apego emocional”, disse Richard Stephens, líder do estudo, à BBC.

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.