Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 -
Cultura

Barra Direto / RONALDO COUTO

15/04/2017 13:15:00

Mais de 4 mil pessoas sobem serra na sexta-feira santa e mantêm tradição em Barra do Garças

Romaria acontece a mais 50 anos e recebe turistas de todas as partes do Brasil.

Reprodução

Logo nas primeiras horas desta sexta-feira santa (14/04) já era possível ver um grande número de romeiros se dirigindo ao final da rua Egidio Sipriano de Carvalho, em Barra do Garças, onde fica a Escadaria que dá acesso ao Cristo denominada "Escadaria da Fé" mantendo uma tradição de mais de 50 anos na cidade, a de subir a Serra Azul para pagar promessas e fazer agradecimentos a Deus nesta data.

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 4 mil pessoas subiram a Escadaria. Algumas pessoas aproveitaram o momento para fazer preces de dias melhores para a comunidade. É o caso de dona Maria da Graça, de 71 anos. Ela é adepta a caminhadas e demonstrou a boa forma física.

Muitos jovens também participaram da peregrinação. Alguns saíram reclamando porque não puderam descer pelas trilhas das cachoeiras em função do Parque Estadual da Serra Azul ainda estar interditado. “Nós queríamos descer pelas cachoeiras como fazemos todos os anos, mas não deixaram. Espero que isso mude nos próximos anos”, disse um jovem bastante aborrecido com a proibição imposta pela Sema.

Esse ano como novidade tivemos a presença da Companhia de Água e Esgoto Águas de Barra do Garças oferecendo água gelada para os fiéis, e a estrutura montada com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e uma ong responsável pelo parque.
Grupos de jovens da igreja católica participaram da subida na serra, enquanto que vários evangélicos ficaram no inicio da escadaria entregando folhetos e fazendo um trabalho de evangelização a parte.

“Nós tivemos alguns casos de pessoas que passaram mal porque não se alimentaram mais cedo ou ficaram extenuados devido ao cansaço físico. Nós estivemos espalhados em pontos estratégicos para ajudar os fiéis”, destacou o Tenente Bueno do Corpo de Bombeiros.

O Jornalista Getúlio Costa, do Grupo Leste de Comunicação, também participou da atividade entregando folhetos e convidando as pessoas para acompanhar no período da tarde a Procissão do Senhor Morto que ocorreu às 17 horas saindo da Avenida Gabriel Ferreira sentido Avenida Salomé José Rodrigues finalizando no Porto do Baé onde aconteceu a Procissão dos Barquinhos por volta das 19 horas.

A Semana Santa no Araguaia tem apoio da Prefeitura de Barra do Garças e do Governador Pedro Taques através de recursos da Secretaria de Estado de Cultura.

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.