Domingo, 16 de dezembro de 2018 -
Esporte

Portal Amazônia

15/05/2017 08:14:00

Indígenas realizam torneio de futebol na Terra Indígena Sangradouro

Mais de 20 times masculinos e femininos competem na região. O futebol é um importante elemento de interação entre as aldeias

Divulgação/Agência Brasil

Mesmo depois de dois dias de uma extenuante maratona de jogos e atividades culturais, as duas equipes sagraram-se campeãs ao vencer seus adversários Wapté e Santa Rita, na grande final do torneio. O futebol é um importante elemento de interação entre as aldeias da Terra Indígena Sangradouro, que é organizado autonomamente e tem mais de 20 times formados, masculinos e femininos. Essa articulação tem sido inspiração para importantes estudos sobre a cultura desse povo.

O torneio A'uwe Nhibödö foi organizado pela Coordenação Regional Xavante da Funai e sua CTL em Primavera do Leste, em parceria com o DSEI Xavante, Ministério Público Estadual e diversas entidades públicas e civis, e teve a mobilização comunitária como ferramenta de enfrentamento da invisibilidade da Terra Indígena Sangradouro para as entidades e sociedade local.

O Cacique Paulo Dumhiwe, conselheiro do Comitê Regional e um dos entusiastas da ação ressaltou que o evento foi muito importante para a comunidade indígena: "Muitas vezes os indígenas que transitam na BR estão alcoolizados e vulneráveis à ocorrência de acidentes. Além de combater os acidentes, o evento também combate o alcoolismo nas aldeias à medida que incentiva os jovens a praticar esportes e as atividades tradicionais. Esperamos que a Funai e os órgão parceiros promovam ações contínuas nesse sentido".

A mobilização buscou atender à recomendação do Ministério Público Federal – Procuradoria de Barra do Garças. Para o procurador Rafael Guimarães, "a população da Terra Indígena Sangradouro necessita de atenção especial, uma vez que a comunidade carece de políticas públicas voltadas para a saúde, educação e produção alimentar sustentável".

Participaram da mobilização cerca de 800 A'uwe Uptabi, representando as mais de 40 aldeias do Território. (Com informações da Fundação Nacional do Índio - Funai).

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.