Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 -
Geral

Barra Direto / JONATAM MATOS / DA REDAçãO

02/06/2017 14:08:00

Valtenir Pereira rebate críticas e enaltece trabalho em prol dos indígenas

Deputado Federal em Mato Grosso defende permanência de Coordenador de Saúde Indígena Xavante Joel Góes e elogia seu trabalho.

Arquivos / Barra Direto

Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB) e Coordenador do DSEI Xavante Joel Góes visitam pacientes indígenas em hospital.

O Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB) falou a nossa reportagem por telefone nesta manhã (02/06), ele se encontra em Brasília e deu sua declaração após várias reportagens veiculadas pela imprensa regional contrapondo a sua atuação junto aos indígenas. Indagado sobre suas ações, o deputado afirmou que hoje os indígenas são mais respeitados nas unidades hospitalares e nos órgãos públicos da região graças ao seu trabalho e de Joel Góes. Valtenir se diz chateado pelas declarações da imprensa que o acusam de visitar e direcionar as suas ações apenas para fins eleitoreiros.
 
“Nosso compromisso é com o povo xavante e os povos indígenas como um todo, temos várias lideranças aos quais construímos uma boa relação, toda a semana recebo visitas em meu gabinete aqui em Brasília para atender as demandas e não sei por que circunstâncias grupos menores de indígenas tem feito essas manifestações, no intuito de querer a saída do coordenador, que ao meu ver, vem desempenhando um bom trabalho”, diz Valtenir.
 
O deputado ainda falou dos recursos que está viabilizando para a saúde indígena da região, “estamos trabalhando para a construção das CASAIs (Casa de Saúde Indígena) das cidades de Água Boa, Primavera do Leste e Paranatinga na ordem de 10 milhões de reais junto ao Ministério da Saúde e Secretária Nacional de Saúde Indígena, sendo que 1 milhão de reais já estão assegurados, os projetos estão prontos, apenas aguardando liberação dos recursos, isso facilitará o atendimento as comunidades indígenas dessas regiões”, diz Valtenir.
 
Valtenir Pereira ainda citou a aquisição de um arco cirúrgico no valor de R$ 450.000,00 mil reais para o Hospital Municipal de Barra do Garças, que deve ser instalado até o fim deste ano, justamente para atender a comunidade indígena, evitando assim o deslocamento a Cuiabá ou Goiânia para a realização de pequenas cirurgias, o deputado deve vir a Barra do Garças para anunciar esta aquisição. “Essa foi uma demanda solicitada pelo Joel e prontamente atendemos, por entender que é de grande importância”, diz o deputado.
 
Perguntado sobre a sua ligação com o Coordenador de Saúde Indígena Xavante, Valtenir Pereira disse que Joel é um amigo pessoal de muitos anos, e as pessoas confundem amizade com relação institucional, “esses grupos que pedem a saída de Joel estão atrapalhando a realização dos trabalhos, querem instalar o caos no intuito de destituir o coordenador, que trabalha ás vezes 18, 20 horas por dia para poder atender a demanda dos indígenas, que não é pequena, acompanhei sua rotina em algumas visitas que fiz as aldeias, como na semana do índio, onde por iniciativa do Joel, foi realizada inúmeras atividades esportivas e culturais nas aldeias para valorizar o indígena e evitar os pedágios que já estavam organizados para acontecerem durante a semana nas BR 070 e BR 158 e não ocorreram por intermédio do coordenador, se Joel está à frente da pasta é por competência e seriedade que sempre demonstrou.”
 
O Deputado Valtenir Pereira virá a Barra do Garças na próxima segunda-feira (5/06) para participar de uma reunião no MPF com a presença de várias lideranças indígenas para discutirem a saúde indígena, a execução dos projetos a nível federal e para reestabelecerem os trabalhos na sede do DSEI Xavante.

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.