Quinta-feira, 18 de outubro de 2018 -
Saúde

Barra Direto / JONATAM MATOS / DA REDAçãO

12/06/2017 10:05:00

Deputado visita Barra do Garças e assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para a área da saúde

O Deputado Federal Valtenir Pereira esteve visitando Barra do Garças, onde participou de diversas reuniões e audiências no intuito de ouvir as demandas da saúde indígena do município e da região.

WhatsApp / Barra Direto

R$ 450.000,00 mil reais já estão na conta do Fundo Municipal de Saúde de Barra do Garças para aquisição do arco cirúrgico.

Responsável por acompanhar as políticas de saúde indígena em Mato Grosso, o Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB) esteve em Barra do Garças nesta sexta (9/06) para participar de diversas reuniões e audiências no sentido de ouvir as demandas da saúde indígena e anunciar a destinação de recursos para atender a população xavante. Valtenir assumiu junto ao Governo Federal a responsabilidade de monitorar a saúde indígena no Estado, que atualmente possui cerca de 20.000 mil indígenas da etnia xavante.

Valtenir anunciou a destinação de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais) para a compra de um arco cirúrgico que será instalado no Pronto Socorro Municipal de Barra do Garças ainda este ano, para atender a comunidade indígena a pedido do Coordenador Especial de Saúde Indígena, Joel Góes. O valor referente á compra do equipamento já está na conta do Fundo Municipal de Saúde de Barra do Garças, aguardando apenas a licitação para aquisição e instalação do mesmo.         

“Cerca de 60 pessoas são encaminhadas a Cuiabá todos os meses para cirurgias por falta deste equipamento, gerando um alto custo não só para a rede pública, mas também para as pessoas e suas famílias, com a compra deste equipamento evitaremos esses gastos, pois as pessoas farão a cirurgia aqui em Barra. A compra deste arco cirúrgico reforça nosso compromisso com a saúde indígena de Mato Grosso, em especial com o povo xavante”, disse o Deputado.

O Deputado ainda alinha a aquisição de equipamentos para reforçar o laboratório do Pronto Socorro, sendo um aparelho de endoscopia, um de colonoscopia e um de vide laparoscopia na ordem de 1 milhão de reais a serem empregados até 2018 em Barra.

Participaram da reunião nas dependências do Pronto Socorro de Barra do Garças, o Coordenador de Saúde Indígena, Joel Góes, o Secretário Municipal de Saúde, José Jacó, a Diretora Administrativa do Hospital, Clenia Ibrahim, as Secretárias da Diretoria Administrativa, Daniela e Valquiria e as Lideranças Indígenas, Cristovão Xavante, Sérgio, Faustino e Crisanto.

“Agradeço ao Deputado Valtenir pelo empenho em ajudar o nosso hospital, a reunião foi muito produtiva, a aquisição desses equipamentos é de fundamental importância para a melhoria nos atendimentos da saúde indígena, mas como também de toda a população barra-garcense”, disse Clenia Ibrahim, Diretora Administrativa do PSM-BG.

“A compra desse arco cirúrgico é fruto de nosso trabalho e parceria com o Deputado, melhorando a saúde indígena, e consequentemente de toda a população que também poderão usufruir desses equipamentos, estamos ainda articulando mais 1 milhão de reais em recursos para reforçar o laboratório do Pronto Socorro”, disse Joel Góes, Coordenador do DSEI Xavante.

“A ideia é fortalecer a saúde indígena em Mato Grosso, e estamos trabalhando para isso”, concluiu o Deputado Valtenir Pereira.

Valtenir ainda assumiu o compromisso junto ao DSEI Xavante (Distrito Sanitário Especial Indígena) a pedido do Coordenador de Saúde Indígena, de ter uma agenda quinzenal em Barra do Garças e região para acompanhar as ações e ouvir as demandas da população indígena no intuito de melhorar o atendimento.

Galeria(s) relacionada(s)

    Deputado assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para Barra do Garças
    1. Deputado assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para Barra do Garças
    2. Deputado assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para Barra do Garças
    3. Deputado assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para Barra do Garças
    4. Deputado assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para Barra do Garças
    5. Deputado assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para Barra do Garças
    6. Deputado assegura recursos na ordem de 1 milhão de reais para Barra do Garças

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.