Quarta-feira, 17 de outubro de 2018 -
Negócios e Empreendedorismo

Barra Direto / FERNANDA SOARES / DA REDAçãO

15/08/2017 22:30:00

Pequenas empresas são apostas de sucesso em Barra Do Garças

Arquivo / Assessoria

Nova plataforma de busca de serviços, EuMeDeiBem.com.

O mercado de trabalho está reaquecendo e novas oportunidades de emprego estão surgindo, de acordo com o Ministério do Trabalho. As cidades de Mato Grosso são hoje consideradas territórios férteis para os pequenos negócios. Segundo levantamento do Sebrae em Mato Grosso, baseado em dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/MTE, 2012), o número de microempresas e pequenas empresas na região centro-oeste cresceu a índices altíssimos, em quatro anos.

Em Barra do Garças não podia ser diferente. Desde 2016, Guilherme Mendes, 21 anos, começou a se interessar pela criação de sua própria empresa, a EuMeDeiBem.com. “A ideia de negócio surgiu quando comecei a elaborar um sistema parecido com um catálogo de prestadores de serviço, que ficaria distribuído em salas de espera de clínicas, advocacias, etc”, conta Mendes. “Porém, certa vez estava esperando minha esposa numa clínica médica, fiquei o tempo todo com os olhos fixados na TV (mesmo sem prestar atenção no que estava passando) enquanto a esperava. Foi aí que percebi que ninguém mais lê revistas, jornais ou catálogos enquanto esperam, pois a atenção da pessoa está em primeiro plano no seu smartphone, depois na TV e por último nos impressos. Assim, com o passar dos meses amadureci a ideia para o meio digital”.

Segundo Mendes, o objetivo da EuMeDeiBem.com é tornar mais prática a vida das pessoas, usando a tecnologia e a internet. Os serviços oferecidos pela plataforma impactam diretamente no faturamento dos prestadores de serviços, no desenvolvimento social (por democratizar o acesso às ferramentas tecnológicas e fomentar a distribuição de capital), no turismo (facilitando a vida de quem chega à cidade e precisa encontrar algum guia, motorista, etc) e na educação, pois a empresa realiza eventos de cunho técnico nos mais diversos segmentos de mercado, com a intenção de qualificar os profissionais.

Barra Direto: Qual o propósito da EuMeDeiBem.com?

Guilherme Mendes: A EuMeDeiBem.com foi criada para a população ter em um único lugar todas as informações necessárias para decidir qual prestador de serviço ela vai contratar, pois cada anúncio de serviço tem uma descrição textual do que aquele profissional faz, imagens de trabalhos anteriores, avaliações de outras pessoas, lugar que atende, link para suas mídias sociais e etc. Isso economiza tempo e evita dor de cabeça na hora de contratar o profissional. É uma plataforma completa, onde os usuários podem conversar por meio de um chat com os prestadores de serviços cadastrados, avaliar o prestador de serviço e ver fotos dos seus trabalhos, podem interagir com o site, tornando-o muito mais que um simples catálogo ou páginas amarelas.

Barra Direto: De onde surgiu a ideia da criação da empresa?

Mendes: Sempre notei a dificuldade das pessoas em encontrar quaisquer prestadores de serviços e profissionais que resolvessem seus problemas, era sempre a mesma história, elas tinham que perguntar em todos os grupos do whatsapp e facebook, amigos e parentes que conheciam alguém que fazia o serviço necessitado. E como sempre, não haviam respostas ou faltavam informações. Então, contratava-se com muita dificuldade um profissional inadequado para sua necessidade. Pensando nisso criei a EuMeDeiBem.com, que coloca um ponto final nisso tudo. A EuMeDeiBem.com é como uma Google de serviços, você digita o que deseja e a plataforma encontra o profissional que vai resolver o seu problema. É uma plataforma que centraliza os eletricistas, encanadores, montadores de móveis, maridos de aluguéis, fretes, mototaxistas, confeiteiras, artesanatos, professores particulares, pintores, profissionais autônomos, profissionais liberais, qualquer prestador de serviço em um único site, onde as pessoas podem acessá-lo gratuitamente e encontra o profissional que elas precisam em poucos cliques.

Barra Direto: Como foi o processo de criação da Eumedeibem.com?

Mendes: Gostaria de deixar claro que nenhuma excelente ideia surge do nada e do acaso. Tudo surgiu de uma necessidade que vivencio no dia a dia na hora de procurar por esses profissionais, assim como eu vejo no meu whatsapp pessoas perguntando por prestadores de serviço pois não sabem onde encontrá-los. Para a EuMeDeiBem.com ser planejada tivemos centenas de horas gastas com planejamentos e estudo de tecnologias e soluções existentes, dezenas de horas dedicadas ao aprendizado de marketing, vendas, empreendedorismo e tudo que envolve o ambiente de uma startup (empresa de alto impacto). Além do planejamento e estudos, também houve mentorias com profissionais experts no assunto de branding e marcas, além de uma enorme vontade de melhorar a vida das pessoas. Pois ter um empreendimento é isso, é pensar em como facilitar a vida das pessoas, deixando o dia a dia delas mais fácil, simples e confortável.

Barra Direto: Quais as metas para a plataforma?

Mendes: Com 3 anos a EuMeDeiBem.com estará difundida no centro-oeste, e com até 10 anos estaremos inseridos em diversos municípios brasileiros. Isso é possível graças a forma com que planejamos nossa plataforma, pois cada prestador pode criar o seu anúncio sozinho e de graça. Também temos a nossa “franquia”, onde cada pessoa pode se tornar uma espécie de “franqueada” da EuMeDeiBem.com. Além dos anúncios gratuitos, temos os anúncios pagos que possuem uma série de ferramentas gerenciais para o profissional que quiser ter controle completo de quantos acessos o anúncio dele teve, fazer requisições de contato com os usuários da plataforma, aparecer com prioridade nos resultados das buscas, colocar banners promocionais na página principal do site, entre outros. Sem burocracia, sem taxas e sem papelada, qualquer pessoa pode divulgar a nossa plataforma e ser remunerada, com um link de indicação que é criado após um cadastro no site. Este usuário será pago pelos clientes que trouxer para a EuMeDeiBem.com. Tudo feito automaticamente pela plataforma. É uma comissão que vamos pagar pelo trabalho de divulgação que essa pessoa fez para nós. Nosso serviço é de utilidade pública, temos parcerias com empresas e instituições para promover a plataforma na cidade. Utilizaremos um mix de marketing, sendo mídias digitais, eventos, panfletagem e as mídias tradicionais.

Barra Direto: Qual a sua dica para quem quer começar seu próprio negócio?

Mendes: Primeira coisa para quem quer começar é saber qual problema que ela vai resolver e em seguida para quem vai resolver. Estes são os dois pontos essenciais, a partir daqui invista em vendas, educação empresarial, se qualifique, procure parcerias para te instruir e te ajudar na jornada.

Barra Direto: Quais as dificuldades enfrentadas no processo de criação da plataforma?

Mendes: Dificuldades na hora de buscar as tecnologias para agregar na plataforma, contratos com bancos, licitações e questões burocráticas tomaram vários dias da nossa agenda. Mas nada que não pudesse ser superado com paciência e colaboração.

Barra Direto: Quais foram os momentos de destaque da Eumedeibem.com?

Mendes: Nossos momentos de ouro foram em cada feedback positivo que recebemos dos participantes, patrocinadores e parceiros de cada evento que fizemos. Também da grande aceitação das pessoas quanto ao propósito do site EuMeDeiBem.com, que é ajudar as pessoas. Estamos aberto a fechar parcerias com empresas e a ter pessoas trabalhando conosco.

Barra Direto: Quais eventos a EuMeDeiBem.com já organizou e quais serão realizados?

Mendes: A EuMeDeiBem.com realizou o 1º Encontro de Empreendedores do Vale do Araguaia (EEVA), realizou o Fórum da Construção Civil (em parceria com o grupo de comunicação j7), foi palestrante na Enjoy Tec (congresso de tecnologia da UFMT) e no Fórum Empresarial (realizado pelo empreendedor Jonatam Matos, diretor executivo do grupo de comunicação J7). Temos uma agenda de eventos com assuntos da estética e beleza, gastronomia, educação, empreendedorismo entre outros.

Barra Direto: Quais são os principais parceiros da plataforma?

Mendes: Nosso primeiro parceiro foi a Omega Software, a empresa que é responsável por desenvolver e aprimorar nossa plataforma. Contamos também com a parceria do empreendedor Jonatam Matos, proprietário do portal de notícias Barra Direto e do grupo de comunicação J7, temos também o Jeferson Nascimento, um dos melhores designers de Barra do Garças, além de outras dezenas de pessoas e empresas que atuam de forma significativa para nosso desenvolvimento.

Barra Direto: Como as pessoas podem se capacitar melhor no ramo do empreendedorismo?

Mendes: Vou dedicar essa resposta aos prestadores de serviços, que são o motivo de eu ter desenvolvido a EuMeDeiBem.com. Recomendo que participe de todos os nossos eventos e agarre todas as oportunidades de aprender a ser um profissional melhor, leia nossos artigos, ebooks, faça cursos profissionalizantes e busque ajuda com quem entende do mercado. Lembrando que o profissional deve se adequar ao digital e a internet, quem não se atualizar vai ficar para trás e deixar espaço para um concorrente mais esperto.

Barra Direto: O que você tem a dizer aos interessados na plataforma?

Mendes: A EuMeDeiBem.com é um projeto genuinamente barra-garcense, que nasceu aqui na cidade e temos grandes surpresas para todos, em breve vamos anunciar tudo que temos para oferecer ao povo do Vale do Araguaia. A EuMeDeiBem.com vai se expandir nacionalmente e a nossa região vai junto com a gente. Contamos com a colaboração das pessoas para nos ajudar a desenvolver nossa comunidade, participando ativamente nos negócios locais.
Conheça a EuMeDeiBem.com, onde você encontra e anuncia serviços.

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.