Sábado, 20 de outubro de 2018 -
Política

Assessoria / EDUARDO RICCI

25/08/2017 16:43:00

Maluf destaca importância do relacionamento comercial e turístico com a Albânia

Deputado Guilherme Maluf prestigiou posse do adido consular, o empresário William Cardoso.

Bruno Moreira

Mato Grosso terá em breve um novo parceiro comercial, cultural e turístico, a República da Albânia. Durante a cerimônia de posse do adido consular da Albânia em Mato Grosso, o advogado e empresário William Cardoso, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) destacou a importância estratégica do incremento nas relações comerciais com países da Europa para superar a crise financeira.

“O trabalho de prospecção de novos investimentos ganha relevância ainda maior ao considerarmos a luta que o governo do Estado, com o apoio decisivo do parlamento estadual, desenvolve desde 2015 para recuperar as finanças de Mato Grosso. O reequilíbrio financeiro passa também pelo aumento das exportações e captação de negócios, que  serão facilitados através desta parceria com a Albânia. William Cardoso já mostrou sua capacidade de trabalho e está preparado para esta nova e importantíssima missão”, disse Maluf.

O deputado sugeriu a organização de uma força-tarefa com empresários locais para conhecer a realidade da Albânia, além de trazer investidores daquele país do sudeste europeu para conhecerem o potencial de Mato Grosso. A Albânia importa do Brasil a carne, arroz, soja e milho e produtos têxteis, principais itens das exportações do estado.

Segundo informações da Câmara de Comércio Brasil-Albânia, instalada em 2014, a Albânia também tem interesse em localizar fornecedores de poupa de manga e caju, frutas abundantes em Mato Grosso. O açúcar é outro item que deve entrar na pauta das importações albanesas e também neste caso o estado pode se tornar um importante parceiro comercial.

O deputado ressaltou ainda as possibilidades de intercâmbio turístico e cultural. “Na Assembleia Legislativa, já iniciamos um intercâmbio cultural com a Alemanha e Itália e podemos fazer o mesmo com a Albânia, utilizando o maior teatro do Centro-Oeste, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros”, sugeriu o deputado.

Em seu discurso, o adido consular William Cardoso agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e demais instituições, destacando que a Albânia é a porta de entrada para estreitar o relacionamento com os países do sudeste e leste europeu.

Moções de Congratulações

Ao lado do deputado Wancley Carvalho (PV), o deputado Guilherme Maluf entregou moções de Congratulações aprovadas pela Assembleia Legislativa ao Cônsul Honorário da Albânia no Brasil, Thomas Amaral Neves e ao Adido Consular no Paraná, Wilson Portes, presentes à cerimônia. Entregaram ainda ao novo adido consular William Cardoso uma Moção de Aplauso pela importante missão que assume a partir de agora. 

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.