ALMT - Isso é lei
Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 -
Negócios e Empreendedorismo

Agro Olhar / ANDRé GARCIA SANTANA

27/08/2017 20:25:00

Cuiabanos desenvolvem primeira plataforma de orçamentos do Estado; serviço reduz espera pela metade

Reprodução

Telefone, fila de espera, falta de resposta e perda tempo. Via de regra, este é o procedimento nada prático enfrentando por consumidores que precisam levantar preços de peças automotivas, seja em ocasiões pontuais ou para aquisições regulares. Diante do déficit, uma dupla de amigos de Cuiabá desenvolveu uma plataforma gratuita, capaz de fornecer os orçamentos em um período de tempo até 50% menor do que o convencional. Na Autocota, a pesquisa separa itens para carros, motos e carretas e se estende à produtos náuticos e implementos agrícolas.  

De maneira resumida, o usuário lança sua cotação na plataforma, que disparara o pedido para as empresas cadastradas. A resposta vem em seguida com detalhes dos os preços e sobre possíveis faltas de estoque. O diretor executivo da empresa, Lázaro Filho, reforça que o serviço não possibilita a realização de transações financeiras ou negociações. “Não temos nenhum compromisso de venda. Nossa proposta é basicamente otimizar o tempo do cliente e aumentar as possibilidades de negócio.”

Analista de sistema, foi ele quem concebeu a parte técnica do projeto. “Eu já tinha percebido a deficiência do mercado nesse setor. A rotina em uma loja de autopeças é extremamente corrida. Normalmente eles nem param pra fazer o orçamento. Como é muita coisa, alguns acabam ficando sem resposta e outros demorando muito. Se o cliente quer acelerar, ele parte pra uma medida ainda mais custosa, que é ir até o estabelecimento. Foi aí que pensei na plataforma.”

A ideia, pioneira no estado, ganhou adesão rápida de seu sócio, Genaildo Chagas, responsável pelo comercial da empresa. “No meio do caminho fomos encontrando adesão de amigos e conhecidos. Todo mundo tinha uma história de demora com orçamento. Não hesitei e comprei a ideia.” Atuando nas mesmas áreas que assumiram na Autocota, a dupla mantém suas atividades neste momento inicial, dividindo-se entre o trabalho e o projeto.

Em funcionamento há pouco mais de um mês o site da Autocota ganhará sua versão para celular até o final do ano. O aplicativo deverá facilitar ainda mais o serviço, mantendo os princípios básicos incorporados no projeto. “O público é muito variado, então vamos trabalhar deixar tudo o mais prático possível. Nós queremos atender desde o consumidor eventual, que precisa de uma peça ou outra, até mecânicas que dependem constantemente das autopeças”, diz Lázaro.

A lucratividade do programa fica por conta dos contratos com as empresas fornecedoras, que garantirão o envio de suas ofertas e suas cotações aos usuários no website. Até o final do ano, no entanto, a adesão é gratuita. Lázaro explica que a intenção é comprovar a qualidade e viabilidade da plataforma. “Confiamos no projeto e queremos trazer tudo com responsabilidade, mostrando para os empresários como funciona na prática. Por isso só vamos começar a cobrar no ano que vem.”
No Facebook, a página oficial do Autocota dá dicas aos usuários sobre as funcionalidades da plataforma, que pode acessada por meio do endereço www.autocota.com.

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Águas de Barra do Garças
Elaine Souza
EuMeDeiBem.com
I Help Celulares