Quarta-feira, 17 de outubro de 2018 -
Educação

Barra Direto / DA REDAçãO COM ASSESSORIA

28/08/2017 13:34:00

O que faz uma pessoa formada em Educação Física?

A Universidade Anhanguera Polo de Barra do Garças responde a pergunta

Reprodução

O profissional em educação física é o profissional mais procurado do mercado de trabalho atualmente.

O curso de Educação Física desenvolve conhecimentos no sentido da promoção da saúde física, contribuindo para o pleno desenvolvimento do potencial em crianças e adultos ou colaborando para a reabilitação de pessoas com algum tipo de dificuldade.

Este profissional pode lecionar nos ensinos fundamental e médio (desde que realize disciplinas ligadas à estrutura e metodologia do ensino, isto, que realize a licenciatura em educação física), trabalhar com equipes esportivas, em clubes e academias, como “personal training”, em hotéis e spas, como recreacionista, como instrutor em turismo de aventura (canoagem, rappel, caminhadas ecológicas).

Pode ainda se especializar no desenvolvimento de atividades físicas junto a pessoas com características específicas, como na recuperação de pessoas que tiveram problemas de saúde.

O curso centra-se no conhecimento dos aspectos funcionais e estruturais do corpo humano (anatomia, fisiologia, sistemas cárdio-respiratório, articulações e músculos, bioquímica, biologia celular). Considera também o papel e as práticas da educação física nas diferentes etapas do desenvolvimento humano, além das análises sociológica, psicológica, histórica e antropológica desta atividade profissional.

A Universidade Anhanguera Polo de Barra do Garças oferece o curso de Educação Física (Licenciatura), semi-presencial com duração de 3 anos, possui os melhores e mais graduados profissionais prontos a lhe atender, confira abaixo as informações sobre o curso.

OBJETIVOS

Favorecer ao Graduado em Educação Física a formação de um profissional crítico e reflexivo, que possua conhecimento amplo da área da Saúde/Educação Física, associada ao contexto histórico, sociocultural e educacional do país. Um profissional que se caracteriza pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referentes ao conhecimento e atuação profissional, podendo intervir e transformar hábitos sociais que levem à prática da atividade física regular da população, com vistas à melhoria da qualidade de vida e obtenção de um estilo saudável de viver – de bem-estar. Uma formação que possa ensejar a realização de momentos de aproximação, constatação, co-atuação, atuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação para os mais diversificados campos de atuação da área.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

O curso de Licenciatura em Educação Física deverá qualificar o futuro profissional para intervir acadêmica e profissionalmente sobre as manifestações da cultura corporal na realidade social, nos mais diferentes campos de atuação, nas áreas da Saúde, Esporte e Lazer, a fim de oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, podendo facilitar, na perspectiva de saúde, a formação de pessoas que possam adotar um estilo fisicamente ativo e saudável de viver.

MERCADO DE TRABALHO

Intervenção profissional: Promover treinamento esportivo, preparação, avaliação, recreação e orientação de atividades físicas e gestão em educação física e esporte. Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, coordenar, prescrever, orientar, avaliar, administrar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, ministrar exercícios físicos objetivando promover, melhorar e reabilitar o condicionamento e restabelecer perspectivas de saúde, lazer ativo e bem-estar psicossocial do indivíduo ou do coletivo.

O ex-aluno em Educação Física, Henrique Azevedo Amaral Braga relata sua experiência em estudar na Anhanguera, "na Anhanguera aprimorei minha formação pedagógica e adquiri conhecimento científico de qualidade, além de ter vivenciado atividades que aplico nas aulas das escolas nas quais trabalho hoje. Durante a graduação, também tive a oportunidade de conviver com professores especializados, atuantes e atenciosos em relação à minha formação e de meus colegas. Certamente, este fator foi imprescindível para que meu primeiro passo profissional fosse dado com sucesso."

Everton Tamião, que também é ex-aluno comenta a oportunidade que a Anhanguera lhes proporcionou nos campos do conhecimento, "para lidar com a saúde das pessoas é preciso entender muito bem o corpo e seus aspectos. Na Anhanguera tive a oportunidade de adquirir todo este conhecimento e pude participar do estágio supervisionado, das Atividades Complementares e do Núcleo de Práticas Desportivas. Posso afirmar que me tornei um profissional completo e bem sucedido."

PROCESSO SELETIVO

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizado pelo polo de Barra do Garças.
Local: Rua Liberdade esquina com Waldir Rabelo, 304, Centro, Barra do Garças. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado no site da instituição 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Maiores informações: 66. 3401.8200 / 66. 99938.8200 / 66. 99233.3773 / 66. 98402.1486 (whatsapp)

MATRÍCULA

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.anhanguera.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da Anhanguera, desde que haja vagas.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
   • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
   • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
   • certidão de nascimento ou casamento;
   • cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
   • título de eleitor;
   • prova de quitação do serviço militar;
   • cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
   • comprovante de residência.

A Universidade Anhanguera Polo de Barra do Garças espera você, porque aqui o seu esforço ganha força.

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.