Terça-feira, 11 de dezembro de 2018 -
Saúde

Araguaia Notícia

30/11/2018 17:34:00

Caminhada encerra o Novembro Azul e marca o Dia D de combate ao mosquito da dengue

Secom - BG

Uma caminhada realizada pelas ruas de Barra do Garças, nesta sexta-feira (30), encerrou a campanha do Novembro Azul, mês dedicado a saúde dos homens. O evento, denominado Dengue Azul, marcou também o Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Municipal de Educação em Saúde, desenvolveu várias ações para chamar à atenção dos homens para o câncer de próstata, entre elas, a realização de exames de PSA para diagnosticar a doença e distribuição de panfletos educativos ao público masculino.

A coordenadoria alerta que o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente de câncer no sexo masculino, e que a cada 10 casas descobertos no início, nove têm chances de cura. “Se descoberto precocemente, a doença tem 90% de chance de cura”, afirma a coordenadora de Educação em Saúde, Silmara Benevides.

No encerramento da campanha, o órgão alertou a população sobre a necessidade de se combater o vetor da dengue, zika e chikungunya. Durante a caminhada, a Secretaria de Saúde distribuiu panfletos educativos mostrando os cuidados que cada morador deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e evitar casos da doença em Barra do Garças.

Além das duas campanhas, a Coordenadoria de Educação em Saúde inseriu também, no mesmo panfletos da dengue, informações uteis sobre a leishmaniose, como a forma de se prevenir, os sintomas no homem e nos animais doentes (acomete cães) e como a doença é transmitida, onde se busca ajuda, entre outros detalhes.

Comentar

ATENÇÃO! Os comentários são moderados pelo administrador do site.

(Todos os campos são obrigatório. Seu e-mail não será divulgado.)

Nome: E-mail: Comentário:
Restam caracteres.

Comentário(s) desta notícia

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.